Minha Obra

Como artista visual percorri experiências em diversas linguagens plásticas como pintura e desenho com o mestre Lydio Bandeira de Mello, mas foi através da escultura que se tornou mais legítimo, para mim, privilegiar as formas que atualmente trago como elemento de trabalho e pesquisa.

Em minha produção escultórica, desenvolvo relações entre o tridimensional, constituindo diferentes escalas, ângulos, volumes e texturas, que se abrem a infinitos desdobramentos nas superposições de diversas perspectivas, com obras variadas.

O tema Máscara sempre me inspirou, e ao longo da minha trajetória a mesma identidade é expandida a partir do meu processo de criação e linguagem plástica, e desde o início essa estética se manteve presente, despertando o caminho seguido com vigor como transcendência para outros planos.

A evolução dos desenhos produzidos inspiram meus projetos e constituem expressividade nas obras em contornos acentuados, que unem a minha característica fascinada por explorar o que a Máscara nos vela e revela.

A riqueza que está por trás da própria máscara aceita toda a alteridade possível que se abre e nos encontra como num abraço. Ela não coloca distância, permitindo que o observador circule em volta dela e convidando-o para entrar nesse universo.

A arte em si promove conexões, e nesse panorama dialoga com a gênese na relação criador e criatura, fazendo-se presente nesta troca intensa entre as mãos que acentuam a forma e a dimensão do olhar num exercício de materializar a evolução do processo artístico.

Atualmente faço a ligação entre minhas esculturas e a imagem delas na fotografia, lembrando-me do que Picasso disse a Brassai: “É nas suas fotografias que eu consigo “ver” as minhas esculturas”.

Participo de exposições em instituições internacionais: Milão, Paris, Roma, Madri, Miami, Palermo, Veneza, Portugal; e nacionais: Rio de Janeiro e São Paulo.

Fui convidada para 58ª. Bienal Internacional de Arte de Veneza e criei, para minha exposição individual, o projeto que compõe ao centro uma grande instalação inflável que caracteriza as obras, esculturas em bronze e cerâmica, e nas paredes serão expostas fotografias das esculturas produzidas ao longo do meu fazer artístico. A essência projeta um ensaio poético com o título dessa instalação: “O Abraço”.

Esse processo, por ser lúdico, promove uma dinâmica junto com o que está estático. Tem o objetivo de tornar a ambientação tridimensional, dialogando e convidando o espectador a interagir, movimentando e tocando a obra, trazendo para perto o encontro do abrigo encaixado desse abraço um com o outro, um lugar de afeto.

O projeto foi idealizado a partir da dimensão do espaço que a Galeria Palazzo Zenobio viabilizou.

 

Minha Trajetória

Inaugurei a Galeria de Arte Contemporânea no período de 1980 a 1998, após a conclusão da minha formação acadêmica na faculdade de licenciatura em Arte Educação.

No espaço que formamos, idealizamos cursos de arte, sala de exposições e molduraria. Iniciamos exposições com artistas que fizeram parte da “Geração 80”, ganhando notoriedade e reconhecimento em destacar os artistas que pertenceram ao cenário e património cultural do Rio de Janeiro. Esses artistas tiveram grande visibilidade através do espaço, o que possibilitou o início de belas carreiras para vários que se consagraram depois.

No decorrer desses anos, me dediquei totalmente à direção e curadoria da Galeria em conjunto com a artista e gravadora Dora Basílio, que retornara ao Brasil após terminar uma bolsa residência em Londres. Fomos apresentadas pelo crítico de arte Marc Berkowitz.

Em todas exposições havia um público assíduo que comparecia, críticos, intelectuais e colecionadores no âmbito das artes plásticas.

Nos últimos anos transformei o espaço da antiga Galeria de Arte Contemporânea no meu ateliê, lá produzo tudo desde composição, imersão panorâmica e todas expressões artísticas que me interessam.

Currículo

Vitoria Levy Sztejnman

Artista visual, Escultora, professora de Artes, nasceu no Brasil em 1954, vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Formada em Licenciatura Plena de Arte Educação, Pós-Graduada em educação Estética e Arteterapia. Foi Diretora, Curadora e Marchand da Galeria de Arte Contemporânea no Rio de Janeiro de 1980 à 1998. Membro do INSEA (Internacional Society of Art Education), CONFAEB (Confederação Arte Educação do Brasil).

Participação de vários Congressos de Educação Artística no Brasil e no Exterior.
Salon Art Contemporain Du Louvre – Paris 2019
Individual 58ª Bienal de Veneza – Itália 2019
Salon Art Contemporain Carrousel du Louvre – Paris 2018
Musa Internacional Art Space – We Contemporary Art, Museum of Jobs Foundation – Palermo 2018
International Contemporary Arts – Salon Miami 2018
Musa Internacional Art Space – Woman´s Essence, Fundación Pons – Madrid 2018
Musa Internacional Art Space – We Contemporary Art Show, Pallazzo Velli Expo – Roma 2017
Musée Mola, Leilão – Paris 2017
Salon Professionnel d’Art Contemporain Carrousel du Louvre – Paris 2017
Galeria Carpintaria – Rio 2017
Espaço Paulista de Arte – Anjos Art Gallery São Paulo – Brasil 2017 e 2018
Musa Internacional Art Space – Woman´s Essence, Espace Commines – Paris 2017
Musa Internacional Art Space – Woman´s Essence, Art Gallery Hernandez – Milão 2016